DESTAQUE NACIONAL: Habitação de João Pessoa ganha dois prêmios nacionais por obras no Residencial Colinas de Gramame e Villa Sanhauá

Por Edmilson Pereira - em 3 semanas atrás 140

João Pessoa foi destaque nacional, mais um vez, na área da habitação. A Prefeitura da Capital paraibana ganhou dois prêmios pelo trabalho social desenvolvido no Residencial Colinas de Gramame e pela revitalização da Villa Sanhauá, no Centro Histórico.

A premiação aconteceu nessa sexta-feira (23) durante o encerramento do 66º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que foi promovido pela Associação Brasileira de Companhias e Secretarias Municipais e Estaduais (ABC). O evento foi realizado na cidade de Foz de Iguaçu, no Paraná.

O Fórum premiou com o ‘selo do mérito’ a Prefeitura de João Pessoa pelo trabalho desenvolvido na revitalização da Villa Sanhauá. Essa categoria visa estimular os trabalhos sociais e urbanos dos estados e municípios. Já o segundo prêmio foi na categoria programas voltado para a gestão do trabalho técnico social, que deu destaque a gestão pelas ações desenvolvidas no Residencial Colinas de Gramame.

Socorro Gadelha, secretária de Habitação de João Pessoa (Semhab), disse que a gestão municipal tem recebido muitos elogios em Foz do Iguaçu, por pessoas de todo o Brasil, pelos trabalhos realizados. “Estamos trazendo cada vez mais as pessoas para frequentar e, não só isso, para morar também, que é o caso da Villa Sanhauá. No Residencial Colinas de Gramame, estamos levando diariamente ações de saúde, educação, reforço escolar, curso de manicure e pedicure. Não só entregamos o residencial, mas damos continuidade com o ‘pós-ocupacional’”, destacou.

Villa Sanhauá – O projeto é composto por 17 moradias e seis lojas de diferentes empreendimentos artísticos e comercial. O Villa Sanhauá é um ponto cultural inovador na revitalização de prédios históricos, um complexo com modalidades de moradia, comércio e serviço.

O projeto foi desenvolvido de forma a integrar a cidade antiga com a cidade nova, do Centro à orla de João Pessoa. Na obra, a Prefeitura pessoense investiu R$ 5,5 milhões.

Colinas de Gramame – Dentro da programação de ações que atende a população do residencial, estão os cursos de capacitação, atividades para idosos, pessoas com necessidades especiais e crianças. Além disso, o local disponibiliza Sala de Leitura para as crianças, cursos para as mulheres e um acompanhamento em saúde e educação. Foram investidos cerca de R$ 25.920.000 em parceria com a Caixa e o empreendimento conta com 436 moradias.

Desde 2013, a Prefeitura Municipal de João Pessoa realiza o maior programa habitacional já executado na Capital. Mais de sete mil famílias deixaram o aluguel, áreas de risco ou situação de vulnerabilidade social para viver em seu próprio lar. A gestão municipal já conseguiu mudar a vida de quase 30 mil pessoas.

Fórum – Visando contribuir para a política habitacional no Brasil, o ‘Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social 2019’ reuniu instituições públicas e a iniciativa privada que atuam no setor de habitação de interesse social. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).