Deputada Camila participa de reunião do "PSDB Mulher" para discutir ampliação da participação feminina na política

Deputada Camila participa de reunião do “PSDB Mulher” para discutir ampliação da participação feminina na política

Por - em 5 anos atrás 1148

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) participou, nesta quarta-feira (20), de uma reunião com lideranças do PSDB Mulher na sede do partido, em João Pessoa. Durante a atividade foram discutidas ações que envolviam as convenções que serão realizadas durante este ano. Também se tratou sobre mecanismo para a ampliação da participação feminina na política.

Além da deputada Camila Toscano, participaram da reunião a ex-vice-governadora Laura Emília Lucena, a ex-deputada Iraê Lucena, Isa Arroxelas e a prefeita de Alagoinha Maria. Elas trataram ainda de questões ligadas a composição dos diretórios do partido e debateram algumas atividades que integram a programação do PSDB para 2019. “Foi uma reunião extremamente produtiva. Um tempo para traçar metas e objetivos para esse novo mandato. Além disso, uma oportunidade de alinhar ideias visando sempre uma atuação em benefício do povo paraibano”, afirma a deputada Camila.

A participação da mulher na política ainda é pequena na Paraíba. Dos 223 municípios, apenas 40 (18%) são comandados por prefeitas, das 36 cadeiras no Parlamento Estadual só cinco são ocupadas por mulheres (13,8%) e das 15 vagas no Congresso Nacional, o Estado conta com apenas duas representantes femininas. Dos 2.560 cargos eletivos, apenas 15% são ocupados por mulheres.

O Brasil ocupa a 32ª posição em um ranking de 33 países latino-americanos e caribenhos sobre a participação feminina em Parlamentos. Segundo a ONU Mulheres, no Brasil, 10% do total de parlamentares eleitos são mulheres. Apenas Belize tem menor representação parlamentar feminina, com percentual de 3,1%. “É importante que as mulheres ocupem lugares de destaque para que as nossas bandeiras, as nossas lutas e os nossos problemas ganhem lugar de destaque e entrem na pauta prioritária de debate”, disse.

Fonte: Redação e Assessoria de Imprensa