São Paulo- SP- Brasil- 10/10/2016- Coletiva de imprensa no escritório Teixeira Martins, onde os advogados de defesa do ex-presidente Lula anunciam ter identificado o uso de tática de lawfare em denúncia feita contra ele. Foto: Filipe Araújo

DEMISSÕES: Escritório que defende Lula demite todos seus advogados criminalistas

Por Edmilson Pereira - em 5 anos atrás 1915

                 Foto: Filipe Araújo

Acontecimentos envolvendo a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos últimos dois dias, dispararam um alerta entre as pessoas mais próximas do petista. Na quinta-feira (220, o escritório Teixeira Martins, responsável pela defesa do ex-presidente nos processos referentes à Operação Lava Jato, demitiu todos os advogados do departamento de direito criminal, setor que cuidava dos casos envolvendo Lula.

Segundo relatos, na quinta-feira um dos advogados do departamento criminal enviou, em nome de todos os colegas, uma mensagem aos donos do escritório reclamando das condições de trabalho.

A reação dos sócios foi demitir o autor do e-mail. Os demais integrantes do departamento saíram em defesa do colega e pediram uma reunião com os chefes, mas foram surpreendidos com a demissão de um por um dos cinco advogados e todos os estagiários que cuidavam dos processos criminais do escritório.

Advogados e políticos próximos a Lula estão preocupados em relação ao futuro da defesa do petista. Segundo eles, os demitidos são a “memória” criminal do escritório. Alguns deles trabalhavam há mais de três anos quase exclusivamente nos processos que envolvem o ex-presidente.

Aliados de Lula lembram que a qualquer momento o Supremo Tribunal Federal (STF) pode pautar o julgamento de ações que podem levar à liberdade do petista, preso desde abril do ano passado na superintendência da Polícia Federal em Curitiba depois de ser condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

Pessoas próximas ao petista lembram também que o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) também está prestes a julgar o caso do sítio em Atibaia, no qual Lula já foi condenado em primeira instância.

Operação da PF mira advogado de Lula

Nesta sexta-feira (23), a Polícia Federal tentou fazer uma busca e apreensão no escritório do advogado José Roberto Batochio, mas foi impedida pela Justiça. Batochio é, agora, o único especialista em direito criminal a integrar a defesa de Lula. Em julho do ano passado, o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence deixou a defesa do ex-presidente depois de divergências com o titular da causa, Cristiano Zanin Martins. Zanin, que é genro do dono do escritório, Roberto Teixeira, é especializado em direito civil.

Fonte: O Estado de São Paulo – Estadão