Criança de 5 anos de Patos é diagnosticada com meningite após exames no HU de João Pessoa

Por Edmilson Pereira - em 4 meses atrás 284

Uma criança de apenas de 5 anos, da cidade de Patos, foi diagnosticada com  meningite. Ela estava internada, no hospital São Francisco, onde realizou exames laboratoriais que confirmaram o caso de meningite. A criança  transferida, na manhã deste domingo (24)  para o hospital universitário, especializado no tratamento de doenças tropicais.

A Meningite é uma doença inflamatória e pode ser fatal. É uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro.

A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

A doença pode atingir pessoas de todas as idades, sendo os idosos e as crianças os que mais correm riscos, principalmente menores de dois anos, pois o sistema imunológico do bebê ainda não é completamente maduro.

A confirmação do diagnóstico é feita por meio do exame do líquor (líquido retirado da espinha), coletado por médico numa punção.