Cônsul da Alemanha no Nordeste visita Casarão da Cultura em Guarabira

Por - em 2 semanas atrás 120

A Cônsul Geral da Alemanha para o Nordeste, em Recife,  Maria Köenning de Siqueira Regueira e o seu esposo o Sr. Roberto de Siqueira Regueira  estiveram, neste sábado (09),  na AMECC – Associação Menores Com Cristo, em Guarabira(PB). Convidados pela direção da instituição, o prefeito Zenóbio Toscano e a primeira-dama Léa Toscano, também estiveram presentes ao encontro.

A Cônsul e o esposo foram recebidos pelo padre Geraldo Brandstertter; fundador da AMECC e pelo irmão Lauri Carlesso; diretor operacional da instituição, os quais apresentaram o prefeito e a primeira-dama aos ilustres visitantes.

Em seguida a direção ofereceu um almoço a todos; sendo para visitantes, convidados, pais sociais e crianças.

Foi a primeira vez que a cônsul esteve na AMECC e ficou encantada, segundo a mesma, com a receptividade dos membros da associação para com ela e o seu esposo, bem como, com a estrutura do complexo instalado no Sítio Padre Ibiapina, em Guarabira. Onde a mesma visitou as casas lares, abraçou e presentou as crianças, adolescentes e jovens, que vivem, e são assistidos e educados naquele ambiente.

Na AMECC são atendidas ainda crianças e adolescentes  dos bairros vizinhos na Escola São Rafael com Educação Infantil e Ensino Fundamental. Na parte da Educação Infantil que também é mantida pelo governo municipal uma creche que atende até sessenta crianças até quatro anos de idade

Também prestigiaram a vinda da Cônsul Maria Köenning à AMECC, o membro do Kinderdorfverein na Alemanha; Rainer Yonda e a sua esposa Adriana Trajano, o monsenhor José André da Silva Anselmo; vigário-geral da Diocese de Guarabira, o padre Kleber Rodrigues de Oliveira; administrador-paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Luz.

E, ainda, o advogado da AMECC; Dr. Antônio Teotônio Assunção e a sua esposa; a vereadora Josineide Nicolau Assunção . Além do coordenador de Comunicação da PMG; Cid Cordeiro e equipe.

Após o término da visita, o prefeito Zenóbio convidou a Cônsul Maria Köenning e o seu esposo Roberto para conhecerem o museu municipal Casarão da Cultura José Barbosa da Silva.

O espaço que pertenceu a importante família de comerciantes, tendo como patriarca José da Cunha Rêgo, localizado ao lado da Praça João Pessoa – encontrava-se abandonado e sendo demolido aos poucos pelo tempo. Foi quando a atual gestão municipal o desapropriou, tombou e realizou a sua recuperação, onde no local irá funcionar, o Museu da Imagem e do Som, a Galeria de Arte Naif, o Museu de Arte Popular e o Memorial dedicado à família Cunha Rego.