SP - PALMEIRAS/CORINTHIANS - ESPORTES - O jogador Dudu, do Palmeiras, disputa bola com o jogador Ramiro, do Corinthians, durante jogo entre Palmeiras x Corinthians realizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, Zona Oeste de São Paulo, SP. A partida é válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. 09/11/2019 - Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Com dois gols nos acréscimos, Palmeiras e Corinthians empatam no Pacaembu

Por Edmilson Pereira - em 4 anos atrás 914

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Palmeiras e Corinthians protagonizaram neste sábado (09) um Dérbi que entrará para a história. O futebol apresentado no empate por 1 a 1 ficou longe dos principais duelos entre os grandes rivais de São Paulo, mas não faltou emoção, sobretudo no fim da partida.

Depois de Walter pegar um pênalti de Gustavo Scarpa (marcado com a ajuda do VAR), Michel Macedo colocou o Timão em vantagem com um golaço aos 46 minutos. Quando a vitória alvinegra parecia calar a irritada torcida alviverde, Bruno Henrique deixou tudo igual aos 48 e impediu a derrota, gols marcados no segundo tempo de jogo.

O resultado frustra os palmeirenses pela ambição de buscar o Flamengo na liderança e, principalmente, pela pressão imposta na etapa final. Para os corintianos, apesar de visitantes, levar o gol depois de abrir o placar tão perto do fim foi um balde de água fria. Chegar ao G-4 ficou mais difícil também.

Com 67 pontos, o Verdão se mantém na segunda colocação. A distância para o rubro-negro carioca poderá chegar a 10 pontos, caso o Flamengo vença nesse domingo (10),  o Bahia, no Maracanã.

O Corinthians chega a 49 pontos, perde a chance de colar no São Paulo e terá de secar Athletico e Internacional até o fim da rodada.
Primeiro tempo

Talvez preocupado com os espaços apresentados durante a vitória sobre o Fortaleza, Dyego Coelho preferiu não arriscar tanto no clássico. Manteve a estratégia de posse de bola, infiltração pelo meio e com Michel espetado na ponta direita, mas se precaveu com Ramiro na vaga de Mateus Vital.

O Palmeiras não apresentou nenhuma novidade, nem na escalação nem na maneira de postar em campo. Sem Felipe Melo e Luiz Adriano, Mano Menezes não inventou moda, foi de Thiago Santos e Zé Rafael.

Apesar da ausência de alterações não impediu a mudança no panorama do Derby. O Palmeiras voltou mais disposto, dificultando o jogo corintiano. Com menos de um minutos, Walter se complicou na saída de bola com os pés e deu um bico para a lateral.

Na sequência do lance bizarro, o substituto do lesionado Cássio se redimiu com uma defesa difícil, no chão, após cabeçada de Deyverson. Daí para frente, o que se viu foi o time verde partindo, de fato, para a pressão.

Mano e Coelho não esperaram muito para usar o banco. As mudanças, porém, surtiram pouco efeito. Pior para os visitantes, que continuaram acuados.
A polêmica

Aos 27 minutos, o estádio ficou meio sem entender nada quando o árbitro parou o jogo para consultar o VAR e assistir o replay de uma jogada de ataque palmeirense. O clima de expectativa foi criado enquanto as pessoas buscavam informações sobre o lance em questão.

Três minutos depois, pênalti confirmado por causa de bola no braço de Manoel após cabeçada de Gustavo Gómez. Muita festa e câmeras acionadas.

Quem filmou provavelmente não deve ter gostado do vídeo. Scarpa foi previsível, bateu aberto, de chapa. Walter voou e evitou o gol. Mais tarde, o meia não foi perdoado quando teve de deixar o clássico para a entrada de Carlos Eduardo.
Gols

As tentativas finais de gol continuaram sendo do Palmeiras. Borja desperdiçou uma de maneira inacreditável, livre, dentro da área. Outras bolas passaram cruzando a face de Walter e deixaram o grito de gol entalado na garganta dos mandantes.

Quando parecia que o Derby terminaria sem gols, aos 47 minutos, Michel recuperou a bola após escanteio ofensivo, entrou na diagonal, pela direita e soltou um petardo, no ângulo. Um golaço do Corinthians!

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília). O Verdão vai visitar o Bahia, na Fonte Nova. Já o Timão receberá o Internacional, na Arena de Itaquera.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 1 CORINTHIANS

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)

Data: 09 de novembro de 2019, sábado

Horário: 19 horas (de Brasília)

Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

VAR: Douglas Marques das Flores (SP)

Cartões amarelos: Marcos Rocha, Thiago Santos (PAL); Gabriel (COR)

Público/Renda: 34.283 pagantes / 36.290 total / R$ 1.420 520,00

GOLS:

Corinthians: Michel, aos 47 minutos do 2T.

Palmeiras: Bruno Henrique, aos 49 minutos do 2T.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Bruno Henrique; Dudu, Gustavo Scarpa (Carlos Eduardo) e Zé Rafael (Willian Bigode); Deyverson (Borja)

Técnico: Mano Menezes

CORINTHIANS: Walter; Michel Macedo, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Gabriel e Ramiro (Vagner Love); Júnior Urso, Pedrinho (Mateus Vital) e Janderson (Clayson); Boselli

Técnico: Dyego Coelho