Com 3.455 até agora confirmados e 3.021 recuperados, João Pessoa pode ter medidas mais rígidas para conter o coronavírus

Com 3.455 até agora confirmados e 3.021 recuperados, João Pessoa pode ter medidas mais rígidas para conter o coronavírus

Por Edmilson Pereira - em 4 anos atrás 466

A Secretaria de Saúde de João Pessoa divulgou um novo boletim epidemiológico na manhã desta sexta-feira (29) informando que foram registradas 233 novas notificações com pacientes infectados pelo  coronavírus.  Em razão do agravamento da doença, o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, gestores da Grande João Pessoa (Bayeux, Cabedelo, Conde e Santa Rita) e o governador do estado, João Azevêdo, anunciaram que irão adotar medidas conjuntas mais rígidas para conter a propagação do vírus.

Sete óbitos foram registrados nas últimas 24h e 108 pessoas que não resistiram à doença desde o início da pandemia. Outros 31 falecimentos passam por investigação pela equipe da vigilância epidemiológica do município.

O governador do Estado e os prefeitos da Região Metropolitana da Capital  também definiram que o novo decreto estadual apresentará a primeira versão do plano de retomada gradual, estágio seguinte a ser implementado.

OPERAÇÃO PROTEÇÃO: Em mais um dia de Operação Proteção em Mangabeira, as equipes da Prefeitura realizaram 330 testes rápidos para Covid-19 nos moradores do bairro nesta quinta-feira (28). Desse total, 55 testaram positivo, enquanto outros 275 foram descartados. A Operação ainda visitou 17 estabelecimentos comerciais, quatro foram fechados, outros 14 foram notificados e dois autuados. A ação permanece nesta sexta-feira (29) com medidas educativas e barreiras sanitárias no bairro.

OCUPAÇÃO DE LEITOS: A taxa de ocupação de leitos de UTI na Grande João Pessoa permanece em 83,2%. Em relação às enfermarias, 56,3% das alas estão com pacientes, segundo dados da Central Estadual de Regulação. A rede de saúde de João Pessoa dispõe de 236 leitos.

ISOLAMENTO SOCIAL:  O índice de pessoas em casa na cidade durante a quarta-feira (27) foi de 43,9%. O indicador vem registrando queda desde o início da semana. Na terça-feira (26), a Capital registrou 44,5% e, na segunda-feira (25), 45,8%. Os dados, no entanto, seguem superiores aos estaduais e nacionais, que também apresentam redução.

APOIO EMOCIONAL:  A população pode acionar a central de suporte emocional, com atendimentos feitos por psicólogos, pelo telefone 160. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Pais e estudantes da rede municipal de ensino são atendidos pelo Escuta Solidária, também desenvolvido por profissionais da área, no número 0800 281 3006. O atendimento é feito durante os dias de semana, das 8h às 18h.

TELEMEDICINA: Antes de se dirigir a uma unidade de saúde, procure a Central de Orientações contra o Coronavírus (3218.9214). Outra opção é baixar o aplicativo Monitora Covid-19. As recomendações são feitas por médicos de plantão.