Valter Nogueira

por Valter Nogueira - 5 meses atrás

Transparência & Coragem

Transparência e Coragem! Estas foram as palavras chaves do discurso proferido pelo governador João Azevedo, na manhã desta segunda-feira (6), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, ocasião em que o chefe do Poder Executivo estadual prestava contas das ações realizadas pelo Governo do Estado, em 2019, ao tempo em que apresentou metas para o ano em curso, com perspectiva de investimentos no valor de R$ 1.8 bilhão.

Do ponto de vista administrativo, transparência nas ações de governo parece ser a palavra mágica, nos tempos atuais. É dever do gestor prestar contas e, mais do que isso, zelar pelo dinheiro público. O povo precisa, a sociedade exige.

Quanto à coragem, é inegável que o termo foi citado pelo governador Azevedo no momento em que o chefe do executivo falava sobre as ações na área de Segurança Pública.

Porém, a frase parece ter – mesmo que de forma discreta – um sentido político ante os problemas enfrentados por João Azevedo nessa ceara, ano passado, o que culminou com afastamento político entre Azevedo e o ex-governador Ricardo Coutinho.

Os problemas, como todos sabem, acarretaram desdobramentos na esfera administrativa (e continua a acarretar), tais como mudanças no secretariado face ao imbróglio partidário – leia-se intervenção no PSB da Paraíba – e, também, por conta da Operação Calvário.

Fora isso, o clima no governo é de comemoração. Afinal, e de acordo com os dados apresentados, o governo fez o dever de casa em todas as áreas, com destaque para o setor fiscal. Fechou o ano de 2019 com superávit, o que permite projetar novas ações, obras e investimentos para este ano de 2020.