Valter Nogueira

por Valter Nogueira - 4 anos atrás

Quarentena

Medida eficaz para evitar a disseminação do novo Coronavirus (Covid-19), o isolamento social é necessário ante a pandemia do Covid-19. No caso particular da cidade de João Pessoa, a boa notícia é que a maioria dos pessoenses parece estar seguindo às recomendações do Ministério de Saúde de permanecer em casa, em quarentena, pelos próximos dias, para evitar a propagação da doença.

Prova disso pode ser constatada no dia a dia da cidade; trânsito de veículos sem congestionamento, poucas pessoas circulando no Centro. O exemplo mostra o grau de maturidade e compreensão do pessoense ante o atual momento de crise.

Em tempo, e em respeito ao leitor, venho a público informar que o artigo intitulado “Isolamento social, que tristeza!”, de minha autoria, publicado nesse espaço eletrônico, na quarta-feira, dia 18 de março do ano em curso, não teve a intenção de incitar ninguém à quebra da ordem social.

Isto é, em momento algum o artigo revela posicionamento contrário ao isolamento social. E essa afirmação está clara no terceiro parágrafo do texto, quando reconheço como necessária a medida.

No texto, ao ritmo de crônica, a intenção foi, na verdade, desenhar, ao menos esboçar, o quadro triste de um isolamento social. O quão é melancólico ver ruas e praças vazias, nas principais cidades do mundo. Não estamos acostumados a ver isso, mas, compreendo, que a realidade decorre de um fato extraordinário, de uma pandemia, o que se faz necessário tomada de medidas extremas, como forma de preservar vidas.

No artigo anterior, reconheço que faltou dizer que a medida não só é necessária mas que é a única ponte que temos para atravessar o rio que ora nos apresenta águas turvas, contaminadas pelo novo Coronvírus. E essa ponte, denominada quarentena, há de nos conduzir as dias melhores, o que é uma questão de tempo, de paciência e de obediência.

Vamos torcer para que essa crise seja passageira, mas que sirva, também, de exemplo, com lições a serem seguidos doravante, principalmente quanto ao cuidada com a nossa saúde e com a do próximo. Mais do que isso, que nos mostre, a partir do necessário isolamento, o quão é salutar a convivência social, o contato presencial, coisas do dia a dia que, acredito, retomaremos em breve.

Agradeço pela atenção e peço desculpas, caso o artigo anterior tenha provocado algum mal entendido. Não foi a minha intenção, repito.