Valter Nogueira

por Valter Nogueira - 3 dias atrás

Nunca é tarde para recomeçar

A desnecessária crise política criada em cima da crise de saúde pública poderia ter sido evitada, caso o encontro realizado na última terça-feira (21) tivesse ocorrido no início de março, quando dos primeiros sinais da chegada do novo Coronavírus ao Brasil. Falo da reunião entre o presidente da República, governadores e os presidentes do Senado e da Câmara Federal.

Aos gestores públicos, é recomendável o entendimento de que é possível a convivência pacífica entre pessoas de opiniões diferentes. Questões políticas ou de pendências judiciais sempre vão existir, mas não podem constar na pauta de reuniões em que o assunto em questão seja uma crise de amplitude nacional.

No encontro da terça não teve vencedores nem vencidos. O que se viu foi a convergência entre União e Estados em pontos importantes e necessários à travessia da atual crise econômica, consequência da pandemia.

Outros pontos deverão ser discutidos, em próximo encontro, com vista à busca do equilíbrio em torno de como se dará a volta à nova normalidade, por assim dizer.

Na reunião da terça, o governo federal falou em trabalho em conjunto, ao pedir apoio à manutenção de veto à restrição de aumento dos servidores públicos, ao menos por um ano, como contrapartida para o socorro financeiro aos estados.

O encontro foi, à primeira vista, um bom negócio para ambos os lados. Os desdobramentos, isto é, se o pacto vai avançar ou não, só o tempo dirá.

O importante é que a aproximação teve início em um momento em que só se via distanciamento. Paz e união foram as palavras de ordem invocadas pelos gestores que, desta vez, sentaram-se à mesa com estatura de líderes.