Valter Nogueira

por Valter Nogueira - 1 mês atrás

Novo Aeroporto

A proximidade entre João Pessoa e Recife pode encurtar ainda mais, quando o assunto é aeroporto. É que existe, ainda, ao menos no papel, um projeto que visa à construção de um novo terminal aéreo para servir as duas cidades, a ser edificado na divisa dos estados de Pernambuco/Paraíba.

O novo equipamento ficaria entre uma e outra Capital, distante cerca de 55 quilômetros de cada cidade. De acordo com estudos, o local sugerido seria uma área localizada no limite entre os municípios de Caaporã (PB) e Goiana (PE).

Caso esse projeto se concretize, o novo aeroporto passaria a ser o sexto mais movimentado do país, ficando atrás apenas de Guarulhos (São Paulo), Congonhas (São Paulo), Brasília (DF), Galeão (Rio) e Cofins (MG). Ao assumir a sexta posição, desbancaria do posto o aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revelam que o aeroporto dos Guararapes (Recife) teve um movimento de passageiros de 8.277.730, em 2018. No mesmo ano, o movimento no Castro Pinto foi de 1.399.308 passageiros.

Na hipótese de fusão, o novo terminal passaria, em tese, a movimentar mais de 9 milhões e 600 mil passageiros anualmente – com perspectiva de subir no ranking.