Valter Nogueira

por Valter Nogueira - 6 dias atrás

Arma de fogo na ALPB

Após reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (PSB), e os demais parlamentares, realizada nesta terça-feira (14), ficou evidente, ao menos, um ponto divergente – e grave. É que, durante o encontro, o colegiado decidiu que fica  proibido o porte de armas de fogo no interior da Casa de Epitácio, porém, a despeito da decisão e da norma interna, o deputado Wallber Virgolino (Patriota) disse que vai cumprir a norma, apenas, no plenário. Isto é, continuará andando armado nas demais dependências da Casa, para resguardar sua segurança e se defender dos seus inimigos.  

Nunca é demais lembrar que Pessoa a proibição já é prevista no Regimento da Casa. Dessa forma,  a decisão do parlamentar Virgolino gera uma exceção, abre precedentes para que outro deputado decida, de uma hora para outra, fazer o mesmo.  

A história do legislativo paraibano revela que arma de fogo na Casa não é um bom negócio, vez que já gerou incidentes. A título de exemplo, num passado recente, por ocasião de um embate entre dois parlamentares – a princípio, verbal -, acabou que o então deputado Afrânio Bezerra, disparou um tiro contra o colega Marcus Odilon. Por sorte, Odilon escapou com vida.

Como diz a sabedoria popular, é melhor prevenir do que remediar!

Produção

A ALPB aprovou, na sessão ordinária desta terça,  (14), mais de 350 matérias, entre elas o projeto de Lei, de autoria do deputado Eduardo Carneiro, exigindo que nomeados em cargos comissionados no Poder Executivo estadual tenha a ficha limpa. Foi aprovado, também, o Projeto de Lei 19/2019, estabelecendo que na Educação Infantil, nos Ensinos Fundamental e Médio, a docência de Educação Física seja exercida exclusivamente por profissional da área com Licenciatura e registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Rômulo Gouveia

A trajetória do deputado federal paraibano Rômulo Gouveia foi ressaltada na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa, nesta terça-feira (14), pelo vereador Dinho (PMN),  por ocasião da  passagem do primeiro  aniversário de  falecimento de Rômulo. Na oportunidade, o parlamentar apresentou um vídeo, produzido pela família do homenageado, contando sua trajetória de vida, desde o início de sua carreira como vereador em Campina Grande, seguindo como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, até chegar a vice-governador do Estado – no primeiro mandato do então governador Ricardo Coutinho (2011-2014) – e em seguida deputado federal.

    No tags created.