Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 5 anos atrás

PESQUISA: Descoberto novo tratamento contra as inflamações intestinais

As doenças inflamatórias intestinais (DII) têm como sintomas frequentes dores abdominais, diarreia e, em casos mais graves, sangramento retal. Tradicionalmente, os tratamentos agem para suprimir diretamente a inflamação. No entanto, muitos pacientes encontram pouco alívio ao serem submetidos a essa abordagem. Na busca por intervenções mais eficazes, um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos, identificou um composto que tem outra via de atuação.
Em vez de focar nos processos inflamatórios, ele diminui a atividade de um gene ligado à coagulação do sangue. Em testes com ratos, a terapia mostrou-se promissora.“Nós encontramos um alvo único e que não é uma molécula inflamatória. Ainda assim, o bloqueio reduziu a inflamação e os sinais de doença, pelo menos em camundongos. Se pesquisas adicionais corroborarem nossas descobertas, achamos que esse alvo pode ser útil para um número maior de pacientes”, ressalta, em comunicado,  Thaddeus S. Stappenbeck, pesquisador do Laboratório de Medicina Genômica da universidade americana e autor sênior do estudo, divulgado na edição desta semana da revista Science Translational Medicine.As DII mais comuns são a doença de Crohn e a colite ulcerativa — ambas caracterizadas por inflamação fora de controle, mas em diferentes partes do trato gastrointestinal (Veja infográfico). Geralmente, os pacientes são tratados com drogas como os corticosteroides.
Quando os anti-inflamatórios não funcionam, os médicos partem para remédios mais potentes, como os inibidores do TNF, que neutralizam o excesso de fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), provocado pela doença. Apesar de eficaz, essa segunda intervenção aumenta os riscos de surgimento de câncer e infecção.

    No tags created.