Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 4 anos atrás

INOVAÇÃO: IBGE vai usar robôs para coletar preços e calcular inflação a partir de 2020

Os novos hábitos de consumo dos brasileiros, com a popularização do acesso à internet e dos aplicativos, mudaram não apenas a cesta de produtos usada no cálculo da inflação, mas também as formas de coleta dos preços. A partir de janeiro, o IBGE lança oficialmente dois robôs virtuais que vão auxiliar na busca de preços de passagens aéreas e de transporte por aplicativo, como Uber e 99.
O projeto, em desenvolvimento interno há dois anos, visa a automatizar parte da coleta que hoje é feita manualmente por 16 profissionais para o cálculo do IPCA, índice oficial de inflação do país.
Hoje, os sites das companhias aéreas são acessados por um técnico, um a um, para fazer simulações de centenas de preços de passagens, com partida e chegada em cada uma das 16 regiões que compõem o indicador.
Com o robô, a sistemática será a mesma, mas o número de consultas passará de centenas para milhares, em poucos minutos. O robô vai coletar os dados a partir de uma técnica chamada web scraping, que captura as informações nos sites de forma automática. Com isso, profissionais que hoje trabalham nesse setor serão remanejados para outras funções no do IBGE, aliviando o impacto do déficit de servidores vivido pelo órgão com as recentes aposentadorias.

Fonte: O Globo

    No tags created.