Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 6 anos atrás

Corte de custos, modernização e fusões resultaram na eliminação de 1 milhão de gerentes em 10 anos no Brasil

Para enxugar os custos e modernizar suas estruturas, as empresas brasileiras eliminaram mais de 1 milhão de vagas de gerência e supervisão nos últimos dez anos. Esse processo se acelerou de 2015 a 2017, quando o país viveu a maior recessão desde os anos 1980. Dados do governo mostram saldo negativo de 538 mil entre contratações e demissões de profissionais nessas funções no período. “Com a crise, o mercado consumidor diminuiu, e as empresas se adequaram”, diz Ricardo Basaglia, da consultoria Michael Paige.
As dificuldades econômicas de multinacionais também levaram à eliminação de cargos no Brasil, assim como o elevado número de fusões e aquisições, caso em que os gestores que permanecem empregados acumulam mais tarefas e respondem por equipes maiores. Outro fator que contribui para o quadro ê o aumento da terceirização, diz Clemente Ganz Lúcio, diretor do Dieese.
Além disso, desde os anos 1990, afirma ele, as empresas reduzem os cargos de gestão. “Em época de turbulência econômica, isso se acelera.”

    No tags created.