Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 5 anos atrás

Bolsonaro é o novo presidente do Brasil; em discurso, vencedor promete ‘desamarrar o Brasil’ e respeitar a Constituição

Jair Messias Bolsonaro, 63, é o novo presidente do Brasil, o 42º da República e o 8º desde o fim da ditadura militar. O capitão reformado de direita foi eleito ontem pelo nanico PSL com 58 milhões de votos (55,13%), ante 47 milhões (44,87%) de seu opositor, o petista Fernando Haddad, encerrando 22 anos de governos do PSDB e do PT. Em seu discurso de vitória, emitido depois de uma oração do senador Magno Malta (PR-ES), prometeu um governo “defensor da Constituição, da democracia e da liberdade”.

Citando Duque de Caxias, patrono do Exército, disse: “Vamos pacificar o Brasil”. Deputado com votos estatizantes e corporativistas, falou em desamarrar a economia — que custa a sair de uma das piores recessões da história — com reformas, desburocratização, respeito ao pacto federativo, apoio ao empreendedorismo e busca do equilíbrio fiscal. Décimo sexto militar no posto e o primeiro a sobreviver a um atentado, vence sem ter feito debates e após campanha de baixo custo que começou há quatro anos e foi veiculada sobretudo nas redes sociais e no WhatsApp.

Chegará ao Planalto com a segunda maior bancada no Congresso, que deve aumentar, e 14 governadores de seu partido ou simpáticos a ele, entre eles João Doria (PSDB-SP), Wilson Witzel (PSC-RJ) e Romeu Zema (Novo-MG). Haddad não cumprimentou o vitorioso, pediu coragem aos que votaram nele e exortou: “Não tenham medo, nós estaremos aqui”. Com quatro governos estaduais, entre eles o da Bahia, e a maior bancada de deputados federais eleitos, o petista e seu partido credenciam-se a liderar a oposição ao futuro governo.

    No tags created.