AL-PB homenageia artistas do cinema paraibano e debate incentivo à cultura na Paraíba

Por - em 1 mês atrás 108

O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba se transformou, nesta quarta-feira (12), no palco da cultura cinematográfica paraibana com a homenagem aos artistas paraibanos, especialmente, àqueles que se destacam nas artes cênicas e que foram premiados no Festival de Cinema de Cannes. Proposta pelos deputados Jeová Campos e Ricardo Barbosa, a sessão especial debateu o potencial cultural da Paraíba, exaltou os talentos da terra, abordou a importância de incentivo à produção local e a valorização dos artistas da terra e investimentos no cinema.

A sessão também homenageou alguns artistas com a outorga da Medalha Ednaldo do Egypto. Receberam a comenda Ingrid Trigueiro, Thardely Lima, Buda Lira, Suzy Lopes, Danny Barbosa e Jamila Costa. Houve ainda homenagens aos artistas Marcélia Cartaxo, Maria do Carmo Moreira, Buda Lira, Nanego Lira, Soia Lira, Eliezer Rolim, Thardely Lima, Lúcio Villar, Suzy Lopes, Ingrid Trigueiro, Jamila Costa, Dani Barbosa Ubiratan Pinheiro de Assis, Zezita Matos, Verônica Cavalcanti, José Dumont, Lucy Alves, Luci Pereira, Fernando Teixeira, Dadá Venceslau, Vó Mera, Lucas Veloso, Auxiliadora Braga, Jocélio Amaro, que participaram do filme Bacurau, vencedor do Prêmio do Júri no Festival do Cannes.

O deputado Jeová Campos lembrou a riqueza e grandeza da cultura paraibana e falou do entusiasmo de promover um debate em torno da cultura cinematográfica. “Nós temos grandes talentos, nossa produção é muito rica e tem expressão nacional e internacional e a minha intenção quando provoquei esse debate foi promover o setor de cinema paraibano e fazer, de alguma forma, um impulsionamento deste segmento”, disse Jeová.

O deputado Ricardo Barbosa anunciou que até a próxima semana dará entrada na ALPB num requerimento propondo a instituição do Prêmio Assembleia Legislativa da Paraíba Cinema Paraibano Contemporâneo. Os deputados Bosco Carneiro, Cabo Gilberto, Doutora Paula e Chió, o secretário de Cultura do Estado, Damião Ramos Cavalcanti, além de diretores, produtores e artistas ligados a diversos movimentos culturais do cinema paraibano participaram da sessão especial. Muitos deles deram depoimentos onde exaltaram a riqueza da cultura paraibana, as produções locais e, além de reivindicarem um maior apoio e incentivo para novos projetos e produções.