A Paraíba tem um domingo marcado por eleições para escolha de conselheiros tutelas nos 223 municípios do Estado

Por Edmilson Pereira - em 1 semana atrás 276

Neste domingo (06) acontece a eleição unificada para escolha de conselheiros tutelares em todo o País, conforme determina a Lei Federal 12.696, de 2012, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na Paraíba, cerca de 1.400 conselheiros deverão ser escolhidos pela população. Os eleitos vão assumir, em janeiro de 2020, um mandato de quatro anos, em 276 Conselhos Tutelares dos 223 municípios paraibanos.

Em João Pessoa há 21 locais de votação disponíveis para a população eleger os novos conselheiros tutelares. Além da Capital, a eleição acontece em 223 municípios do estado.      Veja aqui quais são os locais de votação em João Pessoa.

Durante o processo, promotores de Justiça vão fiscalizar a eleição e o Ministério Público da Paraíba manterá plantões para atender denúncias.

Em João Pessoa, 81 candidatos disputam 35 vagas existentes em sete conselhos tutelares (regiões Norte, Sul, Sudeste, Mangabeira, Praia, Cristo e Valentina). O pleito será com urna eletrônica e a apuração de votos será na escola municipal Leonel Brizola, no bairro Tambauzinho. A previsão da Comissão Eleitoral é que o resultado seja conhecido, até as 19h.

Os eleitos vão assumir, em janeiro de 2020, um mandato de quatro anos, em 276 Conselhos Tutelares dos 223 municípios paraibanos, zelando pelos direitos do público infanto-juvenil e encaminhando à rede de proteção os casos de violações.