FIQUE SABENDO: Obsessão por comida saudável pode virar doença, alerta nutricionista

FIQUE SABENDO: Obsessão por comida saudável pode virar doença, alerta nutricionista

Por Elison Silva - em 5 anos atrás 1552

Nutricionista Débora

Se você vive contando calorias, não tira da cabeça o que comeu ou deixou de comer, não compra nada sem estudar todo o rótulo, ou fica sem comer porque não tem nada saudável, tenha muito cuidado, pois você pode está sofrendo de ‘obsessão fitness’.

Quando a busca por comer sempre saudável torna-se obsessiva e interfere na vida do indivíduo, isso pode se considerada uma doença, conhecida como ortorexia, segundo explica a nutricionista Débora Pinheiro.

Diferente do que ocorre com os casos de bulimia e anorexia, a ortorexia (obsessão fitness, como também é conhecida) não busca essa preocupação com a imagem que está refletida no espelho, a única preocupação se dá em consumir alimentos tidos como puros e corretos. “É uma fixação por alimentação em que a pessoa afetada passa horas pensando sobre o assunto”, esclarece a nutricionista.

Dentre os sintomas, uma característica da condição é o indivíduo levar sua própria refeição ao sair de casa, caso contrário não se alimenta. Outro ponto marcante é o isolamento durante as principais refeições, além de evitar confraternizações. “Pessoas com ortorexia dedicam muito tempo em pesquisas, lendo rótulos de alimentos e na escolha do que ingerir”, explica.

Embora esse distúrbio tenha sido nomeado há duas décadas, ainda é considerada novo e pouco explorado pela própria ciência, daí o motivo de ainda não constar na lista oficial de transtornos alimentares. Contudo, Débora afirma que isso não a torna menos alarmante.

“A ortorexia é considerada um problema por toda rigidez com a alimentação e por acarretar problemas nutricionais, psicológicos e sociais. As restrições levam ao consumo de uma variedade cada vez menor de alimentos. Assim, ocorre a carência de algumas vitaminas e o excesso de outras. A busca incansável pelo ‘mais saudável’ torna-se uma maratona sem fim e sem recompensa. Sua rotina torna-se desgastante e eventuais ‘deslizes’ provocam uma angústia ou culpa desmedida no paciente”, explica.

A nutricionista Débora Pinheiro ainda alerta para as possíveis doenças que são consequência de quem sofre com a obsessão fitness. “Doenças relacionadas às carências nutricionais, como anemia e avitaminose. Essa exclusão de determinados grupos alimentares da dieta são exemplos de problemas de saúde que podem ser desenvolvidos em decorrência da fixação por alimentos saudáveis”, conclui.